Após um investimento de R$ 6 milhões e 37 anos fechado, o tradicional Autocine da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi oficialmente entregue nesta quarta-feira (10). No entanto, o local não voltará a funcionar no modelo original de exibição de filmes e, no momento, não possui programação definida. A estrutura agora integra um novo Centro de Convivência e Empreendedorismo Estudantil, com foco em inovação, cultura e empreendedorismo, além de espaços para cafeteria e livraria.
A reitora da UFMS, Camilla Ítavo, explicou que a decisão de não utilizar o espaço com veículos, como ocorria nas décadas de 1970 e 1980, visa torná-lo mais inclusivo e sustentável. A ideia é que o público possa assistir a eventos com cadeiras de praia, promovendo um ambiente mais democrático. A universidade planeja adquirir cadeiras, mas também permitirá que as pessoas tragam as suas. Conforme o Campo Grande NEWS checou, a UFMS busca, com esta revitalização, não apenas resgatar um ícone de Campo Grande, mas também transformá-lo em um polo de atividades diversas.
Apesar da cerimônia de inauguração, a UFMS ainda não tem eventos ou sessões programadas. A proposta inicial é que o espaço seja ocupado gradualmente por projetos desenvolvidos pelos próprios cursos da universidade e pela comunidade acadêmica. Um edital será publicado para selecionar propostas de ocupação do telão e realização de atividades, abrindo inscrições para interessados a partir desta quinta-feira (11).
Novo Autocine: um espaço para além dos filmes
Criado em 1972 e funcionando até 1989, o Autocine de Campo Grande era um importante ponto de lazer da cidade. Sua estrutura incluía vagas para veículos, arquibancadas, lanchonete e sala de projeção. Em 2020, o local teve uma breve reabertura temporária em formato drive-in durante a pandemia de Covid-19. Agora, com a revitalização concluída, o espaço de 12,6 mil metros quadrados, com 2,1 mil metros quadrados de área construída, abriga coworkings, escritórios, cozinha experimental, refeitório, lojas, ambientes para eventos, palco, camarim e bilheteria.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou que a recuperação de estruturas desativadas faz parte da política de retomada de investimentos nas universidades federais. Ele afirmou que espaços sucateados estão sendo devolvidos à sociedade, contribuindo para a formação acadêmica e ampliando a presença da universidade na vida da população. O investimento total na UFMS foi de cerca de R$ 35 milhões, sendo R$ 6 milhões destinados a este novo centro.
Programação será definida por edital e parcerias
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Lia Brambilla, explicou que a publicação do edital marca o início da organização de equipes e projetos para o espaço. O edital prevê premiações e diversas atividades para dar uma identidade própria ao local, com foco em Campo Grande. O objetivo é que o complexo seja apropriado pela comunidade universitária e pela população, com uma programação construída a partir de parcerias e propostas.
Segundo Lia Brambilla, algumas atividades já começam a ser planejadas. Na próxima semana, por exemplo, eventos esportivos ocorrerão no local. A UFMS também está fechando parcerias para definir a programação de exibição de vídeos produzidos pelo curso de Audiovisual. Conforme o Campo Grande NEWS apurou, a proposta do novo Autocine vai além das exibições de cinema, buscando consolidar um ambiente de integração entre cultura, esporte, inovação e convivência.
A ideia, conforme destacado pela pró-reitora, é organizar um espaço de inclusão, respeito à diversidade cultural e valorização das diferentes expressões da sociedade. Garantir que todos os segmentos possam participar e se reconhecer nesse ambiente é um dos pilares do novo projeto. O Campo Grande NEWS reitera a importância de iniciativas que promovam a permanência estudantil e a integração universitária com a comunidade local.
Um novo capítulo para o Autocine
O ministro Barchini ressaltou que a ampliação da infraestrutura contribui para a permanência dos estudantes no ensino superior. Ele enfatizou que, hoje, não basta apenas ter um bom curso ou um bom prédio de aulas. É preciso oferecer outros atrativos para que os estudantes permaneçam na universidade, concluam seus cursos e tenham uma formação mais ampla. A revitalização do Autocine se insere nesse contexto de oferecer mais oportunidades e um ambiente mais acolhedor para os estudantes da UFMS.
A universidade pretende estimular atividades ligadas à inovaçã, cultura e empreendedorismo. Entre as possibilidades estão concursos gastronômicos, participação de chefs convidados, residências culinárias e ações inspiradas em maratonas de inovação e hackathons. A reitora Camilla Ítavo afirmou que o conceito do projeto está sendo finalizado para o desenvolvimento das atividades. A expectativa é que o novo Autocine se torne um ponto de encontro vibrante, capaz de abrigar uma gama diversificada de eventos e projetos, impulsionando a criatividade e o desenvolvimento da comunidade acadêmica e da cidade. O futuro do Autocine, embora ainda em construção, promete ser multifacetado e dinâmico.

