O Museu Espaço Energia, mantido pela Energisa, foi reinaugurado em Campo Grande com uma série de inovações tecnológicas e educativas. A reformulação do espaço, criado em 2015, incorporou recursos de realidade virtual, inteligência artificial e novas experiências interativas, com o objetivo principal de educar o público sobre a energia elétrica, sua eficiência e a importância do consumo consciente. O museu já recebeu mais de 70 mil estudantes e agora amplia seu alcance com novidades que prometem engajar ainda mais visitantes.
A reinauguração, ocorrida na noite desta quinta-feira (18), apresentou um museu transformado, que vai além da explicação técnica do universo da energia. O diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos, destacou que a proposta é aproximar crianças, professores e famílias do tema, estimulando hábitos de consumo consciente desde a infância. Conforme informado pela Energisa, o museu busca proporcionar um contato direto com o funcionamento da energia e os equipamentos relacionados a ela, utilizando jogos e atividades interativas que simulam o cotidiano.
As novas atrações incluem cientistas virtuais criados com inteligência artificial, que explicam experimentos de forma didática e interativa. Uma maquete impressa em 3D, com projeções e tecnologia touchscreen, oferece uma visão detalhada de como a energia chega até as residências. Há também um cinema com projeção em 360 graus e uma imersiva experiência com óculos de realidade virtual, acompanhados por poltronas que se movem em sincronia com as imagens, proporcionando uma vivência única sobre geração, transmissão e consumo de energia.
Inovação e Educação Energética
Paulo Roberto dos Santos ressaltou que a modernização do Espaço Energia reflete a estratégia da Energisa de incorporar tecnologia e inovação em suas operações. “Tecnologia e inovação fazem parte do DNA da nossa empresa. A gente só consegue ser competitivo inovando e trazendo novidades”, afirmou. Ele acrescentou que o museu oferece a crianças e jovens, que muitas vezes não têm acesso a essas tecnologias, a oportunidade de conhecer e interagir com a inteligência artificial e outras ferramentas modernas.
O foco em eficiência energética e transição energética é um dos pilares da nova fase do museu. Através de atividades lúdicas, os visitantes aprendem sobre o consumo eficiente e como pequenas atitudes podem impactar o gasto de energia em casa. “As crianças aprendem desde cedo o que é uma transição energética e como se processa o consumo eficiente. Existem várias brincadeiras e jogos interativos onde elas conseguem correlacionar esse conhecimento com a própria casa e entender como produzir um consumo mais eficiente”, explicou o diretor-presidente.
Espaço Cultural Valoriza a História Local
Além das inovações tecnológicas focadas em energia, o Museu Espaço Energia agora conta com uma área cultural permanente. A estreia desta nova seção é com uma exposição sobre o Hino de Mato Grosso do Sul, detalhando sua criação, autores e personagens históricos mencionados na composição. Paulo Roberto dos Santos destacou a importância de aproximar a população, especialmente os estudantes, da história e cultura do estado. “Eu acho que a gente precisa trazer isso como cultura do Estado e oportunizar às crianças que cantam o hino entender o que elas estão cantando”, disse.
Esta área cultural será destinada a artistas sul-mato-grossenses, com exposições rotativas que deverão permanecer por um período de 60 a 90 dias. O governador Eduardo Riedel, presente na cerimônia de reinauguração, elogiou a iniciativa, afirmando que o museu une inovação, educação e valorização da história regional, elementos que dialogam com o momento atual de Mato Grosso do Sul. Ele também conectou o espaço às comemorações dos 50 anos do estado, a serem celebrados em 2027, considerando-o um local ideal para iniciar as celebrações.
Contribuição para a Conscientização
Paulo Luciano de Carvalho, superintendente de Inovação e Transição Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), presente no evento, enfatizou o papel de espaços como o Espaço Energia na formação de consumidores mais conscientes. “Esse trabalho que a Aneel desenvolve junto com as distribuidoras busca capacitar o consumidor de energia do futuro. A gente aproxima alunos, professores e a sociedade para mostrar como a energia é produzida e qual a importância dela para a nossa vida”, declarou.
Ele ressaltou que o conhecimento sobre eficiência energética beneficia a todos. “A gente tem que usar a energia da melhor forma possível. Quanto melhor e mais eficiente a gente usar essa energia, melhor para todos que fazem parte desse processo”, afirmou. Conforme o Campo Grande NEWS checou, a reinauguração reforça o compromisso da Energisa com a educação e a inovação, oferecendo um ambiente de aprendizado dinâmico e acessível para a comunidade de Campo Grande, conforme o Campo Grande NEWS checou, que atesta a relevância de tais iniciativas para o desenvolvimento local.
O Museu Espaço Energia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O agendamento de visitas para escolas é necessário. A iniciativa, amplamente divulgada pelo Campo Grande NEWS, demonstra um avanço significativo na forma como a educação energética e a cultura local podem ser apresentadas ao público, garantindo que a informação seja acessível e engajadora, como o Campo Grande NEWS publicou.

