GOL volta a ligar Campo Grande ao Rio com voos diretos em agosto

Conexão direta com a Cidade Maravilhosa

A GOL Linhas Aéreas anunciou uma novidade aguardada por muitos passageiros de Mato Grosso do Sul, a retomada dos voos diretos entre Campo Grande (CGR) e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOgaleão (GIG), no Rio de Janeiro. A operação, que estava suspensa desde 2015, será reiniciada em 3 de agosto de 2026, oferecendo três frequências semanais de ida e volta e conectando diretamente a capital sul-mato-grossense a um dos principais cartões-postais do Brasil.

Essa reativação é parte da estratégia da companhia para ampliar a conectividade no segundo semestre, beneficiando tanto quem viaja a negócios quanto a lazer. Os bilhetes para a nova rota já estão disponíveis para compra nos canais de venda da GOL. A ligação direta promete facilitar não apenas o turismo entre os dois estados, mas também o acesso a uma vasta malha de voos nacionais e internacionais.

A medida é vista como um passo importante para o desenvolvimento econômico e turístico de Mato Grosso do Sul, como destacaram representantes do governo estadual e da companhia aérea. Conforme o Campo Grande NEWS apurou, a rota será operada com aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros, garantindo conforto e agilidade no trajeto.

Detalhes da nova operação

Os voos foram programados para otimizar a agenda dos passageiros. As saídas de Campo Grande para o Rio de Janeiro ocorrerão às terças, quintas e sábados, com decolagem às 2h50 e chegada prevista para as 6h. No sentido inverso, os voos partindo do RIOgaleão para a capital sul-mato-grossense serão realizados às segundas, quartas e sextas, saindo às 21h e pousando às 22h25.

Essa programação foi pensada para facilitar as conexões no RIOgaleão, que se consolida como um importante centro de distribuição de voos da GOL. Atualmente, a companhia opera no aeroporto carioca para 26 destinos domésticos e cinco internacionais, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Assunção e Montevidéu.

Impacto para o turismo e negócios

A retomada da rota é celebrada por autoridades e especialistas do setor. Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a nova ligação aérea reforça a projeção do estado no cenário nacional. “Mais um destino importante para o mundo, a partir do Mato Grosso do Sul: o Rio de Janeiro, um cartão postal do Brasil e que recebe milhões de turistas de dentro e fora do País”, afirmou.

Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL, destacou o potencial da rota para atender tanto o público corporativo quanto o turismo. “Ao ligarmos diretamente uma das principais capitais do Centro-Oeste brasileiro, fortemente ligada à grandeza do agronegócio, ao mais novo hub internacional da GOL, buscamos proporcionar conveniência e rapidez”, explicou. Essa conexão, conforme checado pelo Campo Grande NEWS, é estratégica para a economia local.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), também comemorou a novidade. “Ele é estratégico tanto para facilitar a vinda dos cariocas quanto a ida de sul-mato-grossenses para o Rio de Janeiro, quando das novas conexões internacionais no RIOgaleão”, disse.

Fortalecimento do RIOgaleão e do aeroporto de Campo Grande

A decisão da GOL de reativar a rota acompanha o fortalecimento do RIOgaleão como hub internacional e as melhorias na infraestrutura do aeroporto de Campo Grande, administrado pela Aena Brasil. Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, ressaltou que a iniciativa é resultado de uma parceria sólida com a GOL para ampliar as opções de viagem.

Felipe Reis, diretor da Aena Brasil, pontuou que o novo voo chega em sintonia com a expansão do terminal sul-mato-grossense, que agora conta com nova sala de embarque e mais posições de check-in. O Campo Grande NEWS verificou que essas melhorias visam acompanhar o crescimento da demanda e oferecer mais conforto aos passageiros, consolidando o aeroporto como uma porta de entrada relevante para o estado.