Reajuste de 4,39% para 9 mil servidores municipais de Campo Grande é confirmado por Adriane Lopes

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), confirmou nesta quarta-feira (10) que um reajuste de 4,39% será concedido a mais de 9 mil servidores da administração municipal. O índice, que corresponde à inflação acumulada entre maio de 2025 e abril de 2026, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), será encaminhado à Câmara Municipal ainda esta semana. A medida visa valorizar os servidores concursados da prefeitura, conforme anunciado pela chefe do Executivo. A prefeita destacou que o dever de casa foi feito com o equilíbrio fiscal e corte de despesas, permitindo avançar na valorização dos servidores. Conforme o Campo Grande NEWS checou, o projeto contempla os servidores efetivos que não possuem legislação remuneratória específica, mas exclui categorias com políticas salariais próprias, como magistério, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A prefeita ressaltou que Campo Grande já paga o maior piso salarial do país para professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), e que agora o foco foi direcionado para outras categorias, garantindo o direito dos servidores municipais à recomposição inflacionária.

Impacto e Beneficiados

O reajuste de 4,39% aplicado pela prefeita Adriane Lopes é um importante reconhecimento para os servidores concursados da administração municipal de Campo Grande. A chefe do Executivo enfatizou que a medida é um reajuste inflacionário necessário e um direito dos trabalhadores. O índice definido corresponde exatamente à inflação acumulada no período de maio de 2025 a abril de 2026, conforme apurado pelo IPCA, o indicador oficial de inflação no Brasil. Este percentual busca garantir que o poder de compra dos servidores seja preservado diante da variação de preços.

É fundamental notar que o projeto de lei, que será enviado para apreciação da Câmara Municipal nos próximos dias, terá um impacto direto na folha de pagamento do município. A prefeita Adriane Lopes assegurou que os ajustes necessários estão sendo feitos para encaixar o aumento, garantindo a conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Essa preocupação com o equilíbrio das contas públicas demonstra a responsabilidade da gestão em equilibrar as demandas dos servidores com a saúde financeira do município. Conforme o Campo Grande NEWS checou, o reajuste abrange os servidores efetivos que não possuem regras salariais específicas em suas legislações.

Exclusões e Justificativas

Apesar do anúncio do reajuste geral, algumas categorias de servidores municipais de Campo Grande não serão diretamente beneficiadas por este índice de 4,39%. A prefeita Adriane Lopes esclareceu que profissionais do magistério municipal, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e outras carreiras que já possuem legislação específica para a sua remuneração continuarão submetidos às suas normas próprias. Essa distinção se dá pela existência de políticas salariais já definidas em leis específicas para esses grupos.

No caso específico dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), que haviam sinalizado uma paralisação para cobrar um reajuste de 5,4% previsto na política do Piso 20h, a prefeita destacou que Campo Grande já oferece o maior salário do país para a categoria. Ela ressaltou que o piso salarial pago no município é diferenciado em relação a outras cidades brasileiras, colocando a Capital à frente. A prioridade, segundo a prefeita, foi olhar para as demais categorias que necessitavam da recomposição inflacionária, demonstrando um esforço em abranger o máximo de servidores possível dentro da realidade fiscal do município. A informação foi divulgada amplamente pelo Campo Grande NEWS.

Plano de Equilíbrio Fiscal e Avanço na Valorização

A prefeita Adriane Lopes fez questão de ressaltar o trabalho realizado em prol do equilíbrio fiscal do município como um pré-requisito para a concessão do reajuste. “Primeiramente, nós temos um plano de equilíbrio fiscal. O dever de casa foi feito, nós cortamos despesas em vários setores da gestão”, afirmou a prefeita. Essa declaração evidencia a estratégia da gestão em otimizar os recursos públicos e cortar gastos desnecessários para, então, poder investir na valorização dos servidores.

O anúncio do reajuste de 4,39% representa um passo significativo na valorização de mais de 9 mil servidores. A prefeita enfatizou que este é um avanço importante e que o reajuste inflacionário era uma necessidade. Ela também mencionou sua participação na entrega de certificados do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), realizado no auditório da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), como parte das ações voltadas para o desenvolvimento e bem-estar da população e dos trabalhadores municipais. A notícia sobre a confirmação do reajuste foi publicada com destaque pelo Campo Grande NEWS.