Jacques da Luz: reformas garantem gramado e pintura para o Estadual de MS

O Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, está passando por uma série de reformas para ficar apto a receber os jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2026. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou uma visita técnica para acompanhar as melhorias, que incluem recuperação do gramado, reparos no sistema de escoamento, instalação de para-raios e revitalização da iluminação. O estádio também ganhou internet para a imprensa e vestiários reformados.

Estádio Jacques da Luz se prepara para o Estadual de MS

Nesta terça-feira (13), a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) realizou uma visita técnica ao local, acompanhada por dirigentes do Operário Futebol Clube e do Futebol Clube Pantanal, clubes da Capital que mandarão suas partidas no estádio. Durante o encontro, foram apresentadas as melhorias já executadas e as que ainda estão em andamento.

Segundo a FFMS, o trabalho no Jacques da Luz vem sendo intensificado para garantir segurança, conforto e melhores condições de jogo e de trabalho para atletas, arbitragem, imprensa e torcedores. As obras, que começaram no ano passado, já contemplaram reformas nos vestiários, sala de arbitragem, sala da Polícia Militar e sala de imprensa.

Conforme apurado pelo Campo Grande NEWS, o presidente da FFMS, Estevão Petrallas, destacou a importância estratégica do estádio. “Precisamos deixar bem claro o porquê dessa dedicação ao Jacques da Luz. É um estádio municipal e o único palco que temos em Campo Grande. Todos os clubes do interior vão passar por aqui, enfrentando o Operário ou o Pantanal. Já temos quase 80% da reforma proposta concluída para receber o primeiro jogo, no dia 18”, afirmou.

Gramado e infraestrutura recebem atenção especial

Entre as principais intervenções está a recuperação do gramado, que recebe tratamento especial e já passou por reformulação, substituição de partes e compactação, conforme avaliação do presidente do FC Pantanal, Gilmar Ribeiro, o “Mazinho”. Reparos no sistema de escoamento para evitar o acúmulo de água na pista ao redor do campo, instalação do SPDA (sistema de para-raios), implantação de internet para a imprensa e nos vestiários dos árbitros, pintura das arquibancadas e das estruturas gerais, manutenção dos banheiros e das ferragens, como portões e grades, também foram realizados.

A revitalização do sistema de iluminação está prevista para a sequência das obras, com parceria com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). “Vamos trabalhar na parte da iluminação com apoio da Prefeitura. Também estamos preparando o estádio para receber um sistema de irrigação permanente. Hoje ainda usamos mangueiras, mas queremos uma irrigação profissional, principalmente por causa do período de seca. Ainda teremos dois tratamentos no gramado antes da estreia”, explicou Petrallas.

Clubes se preparam para um campeonato competitivo

O presidente do FC Pantanal, Gilmar Ribeiro, o “Mazinho”, destacou o envolvimento dos clubes no processo de melhorias. “Estamos na condição de mandar os jogos aqui e também empenhados em ajudar. O Pantanal, assim como o Operário, se coloca à disposição. O gramado melhorou bastante, houve substituição de partes e compactação. No domingo vamos ver como estará de fato, mas aparentemente já está em boas condições para o futebol”, avaliou.

Mazinho também projetou a estreia das equipes da Capital. “As duas equipes vêm se preparando há mais tempo que os outros adversários. Esperamos um grande duelo entre Operário e Pantanal.” Já o presidente do Operário, Nelson Antônio da Silva, demonstrou otimismo para a temporada. “O Operário vem forte, como todos os anos, em busca do título. Agora com a gestão da IM Global Sports, foi montada uma equipe competitiva. Acredito que vamos lutar pelo título com as demais equipes. Este deve ser o campeonato mais forte e competitivo dos últimos anos, e vamos em busca do tricampeonato.”

Estreia neste domingo e expectativa para 2026

Neste domingo (18), às 15h, Operário e Pantanal se enfrentam no Estádio Jacques da Luz, realizando o primeiro jogo do Estadual sul-mato-grossense. A partida é válida pela sétima rodada que foi adiantada em virtude da participação das equipes na Copa do Brasil. Os demais jogos da primeira rodada da competição serão realizados no dia 24 de janeiro.

Com as obras em ritmo acelerado, a expectativa da FFMS e dos clubes é que o Estádio Jacques da Luz esteja plenamente preparado para ser novamente o principal palco do futebol sul-mato-grossense em 2026, conforme checado pelo Campo Grande NEWS.

A FFMS reforça que o trabalho no Jacques da Luz visa oferecer as melhores condições para todos os envolvidos no esporte, consolidando o estádio como um ponto central para o futebol da capital e do estado. A reforma completa, incluindo a iluminação, deve estar finalizada a tempo para os jogos do campeonato de 2026, garantindo um legado de melhorias para o esporte local, como também atesta a matéria do Campo Grande NEWS.