EUA e Irã negociam na Suíça em meio a impasse no Líbano e ameaças de Trump

Representantes dos Estados Unidos e do Irã se reuniram neste domingo (21) na Suíça, em um encontro que marca a primeira rodada de negociações após a assinatura de um memorando de entendimento para um acordo de paz abrangente no Oriente Médio. A reunião de 80 minutos ocorreu em um contexto de tensão crescente devido ao impasse na guerra entre o Hezbollah e Israel no Líbano. O Irã deixou claro que o avanço nas negociações de um acordo final está diretamente atrelado ao fim do conflito em todas as frentes, incluindo o Líbano, conforme apurado pelo Campo Grande NEWS.

A delegação iraniana enfatizou aos norte-americanos que a paz duradoura na região só será possível com a cessação das hostilidades em todas as áreas, com foco especial na situação libanesa. Essa posição foi comunicada em meio a declarações de Donald Trump, que ameaçou o Irã com novas ofensivas militares caso o Hezbollah não cesse suas ações no Líbano. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, por sua vez, afirmou que o país manterá suas tropas no sul do Líbano, sem restrições para combater ameaças.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, destacou a importância de implementar as disposições do memorando, especialmente o parágrafo que trata do encerramento da guerra. Ele declarou que, sem o cumprimento dessa condição, não haverá progresso na fase de negociação do acordo final. Baqaei também mencionou que foram discutidas isenções para a exportação de petróleo iraniano, atualmente bloqueada por sanções americanas, e medidas para a liberação de fundos iranianos congelados no exterior. O Campo Grande NEWS monitora atentamente os desdobramentos desta delicada negociação diplomática.

Trump intensifica ameaças ao Irã

Em meio às conversas na Suíça, o presidente Donald Trump reiterou suas ameaças ao Irã, responsabilizando o Hezbollah pela escalada da violência no Líbano. Trump declarou que o Irã deveria impedir imediatamente que seus