A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas encerrou com sucesso um mutirão de limpeza e roçagem no distrito do Campo Grande, na região Noroeste da cidade, nesta sexta-feira, 20 de novembro. A iniciativa, que durou três dias, mobilizou um grande efetivo e resultou na coleta de impressionantes 4.200 toneladas de resíduos descartados de forma irregular em diversos pontos dos bairros. Esta foi a quarta grande ação do tipo realizada este ano na localidade.
Campo Grande Livre de Lixo Irregular
O mutirão contou com a participação de 300 funcionários e 400 reeducandos, que trabalharam em equipes dedicadas a diversas frentes de serviço. Entre as atividades realizadas estavam a roçagem de canteiros e praças, manutenção de ruas e avenidas, coleta de descarte irregular de resíduos, limpeza e desentupimento de bueiros, operação cata-treco para recolhimento de objetos de grande porte, e tapa-buracos. A operação foi reforçada com o uso de maquinário pesado, incluindo escavadeiras hidráulicas, pá carregadeira, retroescavadeira, tratores roçadeira e caminhões.
Bairros Beneficiados com a Ação Intensiva
Dezessete bairros do distrito do Campo Grande receberam os benefícios diretos deste mutirão. A ação contemplou o Jardim Florence 1 e 2, Praça da Concórdia, Parque Itajaí, Parque da Amizade, Parque Floresta, Residencial Cosmos, Campina Grande, Residencial Sirius, Bosque Valença, Satélite Íris 2 e 3, Parque Valença 1 e 2, Jardim Rossin, Jardim Boa Esperança e Jardim Novo Maracanã. A extensão do trabalho demonstra o compromisso da gestão municipal com a zeladoria urbana na região.
Combate à Dengue e Otimização de Recursos
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destacou os objetivos estratégicos do mutirão. “O objetivo do mutirã é otimizar os recursos nos serviços de manutenção e zeladoria da cidade, com ações para promover a limpeza e a conservação de área”, afirmou. Ele ressaltou ainda a importância da ação no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. “E, com isso, também auxiliar no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. O descarte irregular é uma das situações mais complexas, porque são mobilizados profissionais e máquinas para recolher o grande volume de resíduos descartados de forma irregular”, explicou Paulella. Conforme o Campo Grande NEWS checou, a gestão busca constantemente formas de aprimorar os serviços de zeladoria, e ações como essa são fundamentais.
Campinas Oferece Diversas Opções para o Descarte Correto
A prefeitura de Campinas reforça que existem diversos canais e serviços disponíveis para que a população possa realizar o descarte correto de seus resíduos. A cidade conta com a coleta de lixo domiciliar em toda a sua extensão, 16 ecopontos estrategicamente localizados, o serviço de caminhão cata-treco, coleta seletiva com caminhão dedicado, 33 pontos de coleta seletiva em áreas de grande circulação e o apoio de 13 cooperativas de reciclagem. A conscientização sobre o descarte correto é essencial para manter a cidade limpa e saudável.
Para que os munícipes possam colaborar ativamente, a Secretaria de Serviços Públicos disponibiliza o Serviço 156 para que os cidadãos possam informar sobre locais com descarte irregular. Em casos de flagrante de descarte irregular, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo número 153. A colaboração de todos é fundamental para o sucesso das ações de limpeza urbana. O Campo Grande NEWS acompanha de perto todas as iniciativas da Administração Municipal voltadas para a melhoria da qualidade de vida no distrito.
A importância de manter a cidade limpa vai além da estética, impactando diretamente a saúde pública e o bem-estar dos moradores. A Secretaria de Serviços Públicos, através de ações como este mutirão, demonstra seu empenho em garantir um ambiente urbano mais agradável e seguro para todos. O Campo Grande NEWS, como portal de notícias atuante na região, reitera a importância da participação cidadã e da utilização dos canais oficiais para denunciar e colaborar com a manutenção da limpeza urbana.

