Em uma iniciativa que visa proteger e conscientizar, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está promovendo a campanha “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A ação faz parte do “Junho Prata”, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, e tem levado informações cruciais sobre segurança viária e combate ao etarismo a centros de convivência na capital.
Idosos e Jovens se Unem por um Trânsito Mais Seguro
Mais de 40 idosos participaram de uma etapa importante da campanha, realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Elias Lahdo, em Campo Grande. A iniciativa, liderada pela professora Inês Pereira Esteves, gestora de Educação e Segurança no Trânsito do Detran-MS, abordou temas essenciais como a saúde física, a segurança no trânsito e o combate a todas as formas de violência e discriminação contra os idosos.
Durante o encontro, foram trabalhadas a importância da mobilidade e da acessibilidade, oferecendo aos participantes orientações sobre onde buscar apoio e quais redes de proteção existem contra violências física, psicológica, patrimonial e o abandono. A abordagem multifacetada visa garantir que os idosos se sintam mais seguros e informados em seu dia a dia.
Um dos momentos mais tocantes da manhã foi a participação dos estudantes da Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann. Os jovens demonstraram engajamento ao distribuir laços pratas, símbolo da campanha, e presentear os idosos com mimos, fortalecendo o vínculo intergeracional e a empatia. Conforme o Campo Grande NEWS checou, essa troca é fundamental para a construção de uma sociedade mais respeitosa.
Valor Pedagógico e Retribuição Intergeracional
A coordenadora pedagógica da escola, Ariane Garcia dos Reis, destacou o enorme valor pedagógico da ação. Ela ressaltou que, com o crescimento da população idosa no Brasil, é essencial que os estudantes aprendam a lidar com o envelhecimento e a respeitar as gerações mais velhas. “É uma retribuição a quem dedicou a vida por nós”, afirmou Ariane, sublinhando a importância de retribuir o cuidado e o legado deixado pelos idosos.
A iniciativa do Detran-MS, conforme apurado pelo Campo Grande NEWS, tem recebido elogios entusiasmados dos participantes. Dona Erotildes Xavier Santos, de 82 anos e frequentadora do centro há sete anos, compartilhou sua satisfação com as palestras e a atenção dada à mobilidade urbana. Ela, que dirigiu por mais de 40 anos, comentou sobre os desafios atuais do trânsito.
“Eu adoro as palestras delas, são muito boas. Sobre o trânsito, a gente sempre está atenta. Eu mesma dirigi mais de 40 anos e o trânsito está terrível. Quando vou de Uber, tem motorista que fica esperando eu abrir o portão e entrar para poder ir embora”, relatou Dona Erotildes, ilustrando a necessidade de maior atenção e paciência no cotidiano.
Campanha Contínua e Alcance Ampliado
A campanha do Detran-MS está programada para continuar com um cronograma repleto de ações informativas e pedagógicas ao longo de todo o mês de junho. O objetivo é alcançar o maior número possível de idosos e disseminar informações vitais para a segurança e o bem-estar dessa parcela da população.
A próxima etapa da iniciativa acontecerá no dia 30 de junho, com os idosos da Comunidade Católica Sagrada Família. Essa continuidade demonstra o compromisso do Detran-MS em promover um trânsito mais seguro e uma sociedade mais inclusiva e atenta às necessidades de seus cidadãos mais experientes. A equipe do Campo Grande NEWS acompanha de perto essas importantes ações sociais.
A iniciativa, que teve cobertura de Emmanuelly Castro para a Comunicação Detran-MS e foto de DIRET, reforça a importância de campanhas que promovam a conscientização sobre os direitos e a segurança das pessoas idosas, integrando diferentes gerações em prol de um bem comum. As ações são essenciais para garantir que todos possam transitar com mais segurança e dignidade.

